quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reflexão sobre o jogo lúdico escolhido


Reflexão sobre o jogo lúdico escolhido



Após a análise aos vários textos educativos referentes a utilização do TIC na educação escolar e apos o debate realizado em sala de aula com a escolha dos respetivos jogos lúdicos escolhidos, foi possível concluir quais as vantagens e desvantagens da utilização das TIC em contexto educativo.
Acreditamos que o aspeto positivo da interação entre as TIC e a educação esta relacionado com o facto de esta abordagem permitir aos alunos uma perspetiva de aprendizagem mais ampla. Através das TIC, os alunos tem a possibilidade de conhecer novos horizontes de aprendizagem, que para alem de contribuir para o enriquecimento dos mesmos, ajuda-os também a adquirir conhecimentos básicos desde cedo assim como a utilizar as tecnologias da mais forma correta. 
Uma das grandes vantagens dos alunos poderem utilizar jogos lúdicos para adquirirem conhecimento diz respeito ao facto de através da “brincadeira” terem também a oportunidade de aprender. Pensamos também que a utilização das TIC em contexto educativo desenvolve a autonomia dos alunos, dando-lhes a possibilidade de explorarem os diversos programas do Software, como por exemplo: Word, Power Point, entre outros. 
Relativamente aos aspetos negativos consideramos que para além das TIC, não substituírem o papel do professor, esta dinâmica mal explorada pode ser um motivo de distração para os alunos e não de aprendizagem como é o objetivo. 

Em relação ao jogo lúdico selecionado pelo grupo, optamos por escolher o jogo “Separe em Sílabas”, uma vez que permite aos alunos utilizar os meios tecnológicos disponíveis em aula de forma a adquirir hábitos de escrita numa aprendizagem mais lúdica. Porém o aspeto negativo deste jogo está relacionado com o fato de se a criança errar na separação das palavras não tem a possibilidade de tentar novamente, nem de ver a palavras corrigida.

Por: Joana Miranda e Tânia Aldeano

3 comentários:

  1. Após a leitura desta reflexão, deduzimos que as nossas colegas fizeram uma análise cuidada quer do jogo como também dos textos. Relativamente ao jogo, reparámos que os aspetos negativos frisados pelas colegas são também os que nós próprias consideramos pertinente alterar para que o jogo se torne mais interessante e cative ainda mais a atenção das crianças. De um modo geral, achamos este jogo interessante e se alterarem os aspetos negativos irá fazer com que a atividade seja realizada com mais entusiasmo e que os conteúdos que aborda sejam transmitidos com sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Relativamente ao jogo “Separe em sílabas” podemos dizer que é um jogo bastante interessante do ponto de vista lúdico e educativo, porém, constatamos também os seus aspetos negativos e positivos, dos quais comentaremos a seguir:
    • Aspetos positivos
    - Do ponto de vista lúdico, o jogo apresenta um painel colorido, o que desperta o interesse da criança em jogá-lo;
    - A criança enriquece o seu vocábulo, e desenvolve a capacidade de escrita porque aqui ela própria tem de escrever fazer a divisão silábica da palavra. Entretanto, tudo isto faz com que a criança apresente uma postura bastante autónoma ao longo do jogo;
    - A medida que a criança vai jogando,vai desenvolvendo também as suas capacidades motoras, como por exemplo, a velocidade ao digitar;
    - Reparámos também que, quando a criança erra o software não emite nenhum som irritante ou desencorajador, apenas emite uma mensagem escrita a conferir o resultado da divisão silábica que acabou de fazer;
    - Outro aspeto bastante interessante é a barra de progresso que o jogo apresenta, em que a criança obtenha informação geral do seu desenvolvimento no jogo. A medida que a criança vai acertando, a barra vai subindo de nível.
    • Aspetos negativos
    - No jogo em questão, quando a criança erra, ela simplesmente fica a saber que errou, mas sem ter a oportunidade de saber onde é que errou porque o jogo não mostra a divisão silábica correta da palavra, para que ela aprenda e não volte a errar;
    - Ao jogar, a criança também não tem a oportunidade de tentar novamente a divisão da palavra caso tenha errado por não saber ou por algum engano que tenha como metido ao escrever, como por exemplo, trocar o “ç” por “c”.
    Os aspetos negativos acima relatados podem provocar na criança, desmotivação e o desejo de abandonar o jogo.
    contudo concluímos o nosso comentário dizendo que tanto para a escola, quanto para a elaboração de um jogo educativo usando as tecnologias de educação é necessário não só consultar os conteúdos a lecionar mas também , e se possível, um profissional na área das TIC, para que possamos ter recursos pedagógicos com melhor elaboração.

    Os melhores cumprimentos,
    Benildja Mateus e Sandra Couceiro


    ResponderEliminar
  3. Caras alunas,
    esta reflexão não seguem nenhum dos parâmetros enunciados por mim e publicados no moodle de apoio à UC. Tem, assim, uma qualidade muito baixa.
    Cumprimentos
    MRR

    ResponderEliminar