quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Atividade 1 - Reflexão individual - Tânia Aldeano

TIC na escola: implicações pedagógicas

       Após a análise de vários textos recomendados pelos professores como sendo importantes para a aprendizagem desta unidade curricular e após também várias discussões coletivas acerca do TIC no processo de aprendizagem, tenho a confessar que a minha perspetiva em relação as TIC tem vindo a sofrer alterações, no entanto, a meu ver, positivas.
       Antes de mais, devo começar por referir, que enquanto aluna do secundário que fui, nunca compreendi qual a importância e sobretudo qual o objetivo de ter a disciplina TIC, pois não conseguia compreender como esta disciplina podia-me ser útil mais tarde. Sei que pareço um tanto ignorante a falar, agora que sei qual a verdadeira função das TIC na aprendizagem, contundo, esta muito distante daquela a que estava habituada no secundário.
       Para mim as TIC eram apenas uma disciplina que servia para ocupar o horário, uma vez que no secundário a minha função como aluna era somente saber trabalhar com programas básicos do software (word, excel; entre outros) de cada computador, o que não digo não ser importante mas bastante limitado e aborrecido quando essas aprendizagens já estavam adquiridas. Contundo, agora como aluna universitária consigo entender qual a verdadeira importância das tecnologias da informação e da comunicação na aprendizagem, uma vez que estas oferecem uma grande variedade de estratégias de ensino, envolvendo deste modo, num trabalho construtivo e autónomo tantos os alunos como os professores.
        Na verdade, o que ainda mais me surpreendeu foi verificar como a ligação entre o português e as TIC não só fazem todo o sentido como podem transmitir uma serie de aprendizagens para o domínio do ensino-aprendizagem do português, visto que as tecnologias de informação e comunicação proporcionam diversas formas de comunicar, consolidando as divulgações das línguas bem como as identidades culturais.
         Há uns anos atrás a disciplina de português era vista apenas como um conceito unicamente referente a aprendizagem da leitura, da escrita e do contar, no entanto, o desenvolvimento da sociedade fez com que existissem alterações relacionadas com o progresso das TIC, fazendo com que existisse uma abordagem diferente referente ao papel da língua verbal. Desta forma, o conceito tradicional da literacia tem vindo a ser completado pelo conceito de “multiliteracias”, uma vez que este conceito engloba novas formas de construir significando, estabelecendo uma ponte entre o linguístico, o visual, o áudio e o espacial.
 Estas mudanças na área do ensino-aprendizagem do português tornam-se importantes quando implementadas nas aulas proporcionam aos alunos uma conquista significativa no que diz respeito as “questões da globalização, da informação e da sua acessibilidade e da sua utilização” ( Sá chaves, 2001; Sousa Santos, B; 1989).
 Em contexto de sala de aula, o professor pode propor diversas atividades pedagógicas que contribuem para a ligação entre o ensino do português e as TIC. Estas atividades podem centrar-se na televisão com visualização de um filme ou de um documentário, que possibilita uma partilha de opiniões, desenvolve o pensamento critico e desta forma o uso verbal da linguagem assim como o contato com varias línguas e também conhecimento de novos registos linguísticos. Uma outra tarefa que pode ser proposta pelo professor relaciona-se com a criação de um blog, em que os alunos têm a tarefa de num contexto tecnológico, desenvolver a critica, fomentar a autonomia através do pesquisam e analisam.
       Em suma, acredito que a utilização das TIC possui vantagens e desvantagens. As vantagens dizem respeito às finalidades pedagógicas mais lúdicas que tendem a motivar mais aos alunos, estimula a criatividade dos mesmos e a sua própria autonomia. No entanto a utilização das TIC na sala de aula podem ter desvantagens quando mal gerada pelos professores ou quando por parte dos alunos não existem condições de vida que possibilitam o acesso as tecnologias.


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