domingo, 19 de outubro de 2014

Atividade 1 - Reflexão Critica - Joana Miranda

         As TIC no ensino-aprendizagem do português 



        Pessoalmente, acredito que as TIC, ou seja as tecnologias de informação e comunicação, no âmbito do ensino escolar têm vindo a contribuir bastante para a aprendizagem dos alunos.  Ao contrário da própria disciplina TIC que apenas orienta os alunos para as funções básicas do computador, o contacto direto entre os alunos e as TIC têm vindo a constituir uma maior bagagem de conhecimentos não só para os alunos como também para os próprios docentes.
           A minha passagem escolar por esta disciplina não foi de todo positiva, as aulas tornavam-se aborrecidas e pouco ou nada me entusiasmavam, no entanto tudo o que aprendi nessas mesmas aulas tornaram-se em ferramentas necessárias para a minha aprendizagem e meio de trabalho, uma vez que as tecnologias estão presentes em grande massa e com bastante força.
          É importante também referir, que para mim, existe uma diferente bastante importante entre a disciplina de TIC e o contacto com as TIC em contexto de aprendizagem, pois enquanto na disciplina absorvemos as nossas aprendizagens, no contacto com a mesma temos a oportunidade de explorar e desta forma apreender com autonomia.
          No contexto de ensino-aprendizagem do português não podia ser mais evidente a presença das TIC como uma referência importante,  pois até no simples fato de trocarmos mensagens por telemóvel ou qualquer uma rede social obrigamo-nos a escrever, logo desenvolvemos a escrita.
 Penso também que para os professores existem cada vez mais estratégias que podem ser utilizadas para a contribuição  do ensino-aprendizagem do português como o visionamento de filmes, realização de jogos associados ao português em sites online, criação de blogues, entre outras. Todas estas atividades vão contribuir para o desenvolvimento da língua materna assim como irão desenvolver o pensamento crítico, a autonomia de trabalho, proporcionando-lhes também um vasto conhecimento de linguagem que terão a oportunidade de aprender ao lidar com o contacto das tecnologias.
        Em jeito de conclusão, podemos considerar que as TIC possuem tanto vantagens com desvantagens, ou seja, podemos analisar as vantagens no que diz respeito ao domínio por parte dos alunos relativamente ao avanço tecnológico, porém é importante que os alunos tenham acesso a este tipo de aprendizagem desde cedo, olhando sobretudo para aqueles que não têm condições de vida para usufruir das TIC como desejado.


Joana Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário