As TIC no ensino-aprendizagem do português
Pessoalmente, acredito que as TIC, ou seja as
tecnologias de informação e comunicação, no âmbito do ensino escolar têm vindo
a contribuir bastante para a aprendizagem dos alunos. Ao contrário da
própria disciplina TIC que apenas orienta os alunos para as funções básicas do
computador, o contacto direto entre os alunos e as TIC têm vindo a constituir
uma maior bagagem de conhecimentos não só para os alunos como também para os
próprios docentes.
A minha passagem
escolar por esta disciplina não foi de todo positiva, as aulas tornavam-se
aborrecidas e pouco ou nada me entusiasmavam, no entanto tudo o que aprendi nessas
mesmas aulas tornaram-se em ferramentas necessárias para a minha aprendizagem e
meio de trabalho, uma vez que as tecnologias estão presentes em grande massa e
com bastante força.
É importante
também referir, que para mim, existe uma diferente bastante importante entre a
disciplina de TIC e o contacto com as TIC em contexto de aprendizagem, pois
enquanto na disciplina absorvemos as nossas aprendizagens, no contacto com a
mesma temos a oportunidade de explorar e desta forma apreender com autonomia.
No
contexto de ensino-aprendizagem do português não podia ser mais evidente a
presença das TIC como uma referência importante, pois até no simples fato
de trocarmos mensagens por telemóvel ou qualquer uma rede social obrigamo-nos a
escrever, logo desenvolvemos a escrita.
Penso também que para os
professores existem cada vez mais estratégias que podem ser utilizadas para a
contribuição do ensino-aprendizagem do português como o visionamento de
filmes, realização de jogos associados ao português em sites online, criação de
blogues, entre outras. Todas estas atividades vão contribuir para o
desenvolvimento da língua materna assim como irão desenvolver o pensamento crítico,
a autonomia de trabalho, proporcionando-lhes também um vasto conhecimento de
linguagem que terão a oportunidade de aprender ao lidar com o contacto das
tecnologias.
Em jeito de
conclusão, podemos considerar que as TIC possuem tanto vantagens com
desvantagens, ou seja, podemos analisar as vantagens no que diz respeito ao domínio
por parte dos alunos relativamente ao avanço tecnológico, porém é importante
que os alunos tenham acesso a este tipo de aprendizagem desde cedo, olhando
sobretudo para aqueles que não têm condições de vida para usufruir das TIC como
desejado.
Joana Miranda
Sem comentários:
Enviar um comentário