Reflexão individual final - Joana Miranda
Esta reflexão individual foi-nos proposta pelos professores da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação, a mesma divide-se em duas partes sendo as mesmas a parte prática, lecionada pela professora Maria Rosário e a parte teórica dada pelo professor Paulo Feytor Pinto.
Devo confessar que esta unidade curricular acabou por superar as minhas expetativas. Porém inicialmente não tinha grande entusiasmo com a mesma.
Apesar de fazer parte de uma geração ligada a tecnologias, penso que devo fazer parte das exceções que pouco se serve da mesma, desta forma na parte prática tive bastantes dificuldades em explorar alguns dos programas como por exemplo: Jclic.
Porém a vontade de querer saber um pouco mais acerca deste mundo, fez com que à medida que surgiam novos desafios tivéssemos que os conseguir ultrapassar, mesmo que não fosse com a exigência pretendida pela professora, mas para mim que apenas sei trabalhar com os programas básicos era uma grande conquista. Ao longo deste semestre nesta unidade curricular as duas coisas que me deram mais grado realizar foi a criação do Blogue e o Photostory. Afinal criar um blogue não é um bicho-de-sete-cabeças como pensava e o Photostory que inicialmente parecia chinês, mas com uns tutoriais tornou-se mais simples. Pessoalmente senti dificuldade em praticamente todos os trabalhos práticos, ou seja, trabalhos ligados a saber mexer em novos programas. A realização do Jclic foi sem dúvida onde tive mais dificuldades. Juntamente com a minha colega realizei os jogos, tal como todos os outros trabalhos, e tentamos dar o melhor. Porém comparativamente com outros trabalhos poderíamos ter trabalhado muito mais.
Para além do Jclic, abordamos o Wordle e o Podcast que confesso, não conhecia. A apreciação que faço destes programas é bastante positiva pois os mesmo são muito uteis, tanto a nível pessoal como profissional, pois estas ferramentas podem ser postas à mãos dos nossos alunos.
Como já tinha abordado acima esta unidade curricular é composta por duas vertentes prática e teórica, em relação à parte teórica, penso que a mesma é fundamental no ensino de quem pretende ser professor ou educador de infância. Uma vez que a mesma permitiu a realização de debates onde poderíamos dar opiniões e ouvi-las também, permitiu-nos aprender mais. É ainda importante referir que a parte pratica e teórica se liga e faz todo o sentido que assim seja. Mais tarde enquanto profissional de educação saberei como ensinar aos meus alunos língua portuguesa de uma forma original e mais estimulant
Em jeito de conclusão o balanço desta unidade curricular é positivo, tanto pelos professores como pelo trabalho realizado.
Joana Miranda
Esta reflexão individual foi-nos proposta pelos professores da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação, a mesma divide-se em duas partes sendo as mesmas a parte prática, lecionada pela professora Maria Rosário e a parte teórica dada pelo professor Paulo Feytor Pinto.
Devo confessar que esta unidade curricular acabou por superar as minhas expetativas. Porém inicialmente não tinha grande entusiasmo com a mesma.
Apesar de fazer parte de uma geração ligada a tecnologias, penso que devo fazer parte das exceções que pouco se serve da mesma, desta forma na parte prática tive bastantes dificuldades em explorar alguns dos programas como por exemplo: Jclic.
Porém a vontade de querer saber um pouco mais acerca deste mundo, fez com que à medida que surgiam novos desafios tivéssemos que os conseguir ultrapassar, mesmo que não fosse com a exigência pretendida pela professora, mas para mim que apenas sei trabalhar com os programas básicos era uma grande conquista. Ao longo deste semestre nesta unidade curricular as duas coisas que me deram mais grado realizar foi a criação do Blogue e o Photostory. Afinal criar um blogue não é um bicho-de-sete-cabeças como pensava e o Photostory que inicialmente parecia chinês, mas com uns tutoriais tornou-se mais simples. Pessoalmente senti dificuldade em praticamente todos os trabalhos práticos, ou seja, trabalhos ligados a saber mexer em novos programas. A realização do Jclic foi sem dúvida onde tive mais dificuldades. Juntamente com a minha colega realizei os jogos, tal como todos os outros trabalhos, e tentamos dar o melhor. Porém comparativamente com outros trabalhos poderíamos ter trabalhado muito mais.
Para além do Jclic, abordamos o Wordle e o Podcast que confesso, não conhecia. A apreciação que faço destes programas é bastante positiva pois os mesmo são muito uteis, tanto a nível pessoal como profissional, pois estas ferramentas podem ser postas à mãos dos nossos alunos.
Como já tinha abordado acima esta unidade curricular é composta por duas vertentes prática e teórica, em relação à parte teórica, penso que a mesma é fundamental no ensino de quem pretende ser professor ou educador de infância. Uma vez que a mesma permitiu a realização de debates onde poderíamos dar opiniões e ouvi-las também, permitiu-nos aprender mais. É ainda importante referir que a parte pratica e teórica se liga e faz todo o sentido que assim seja. Mais tarde enquanto profissional de educação saberei como ensinar aos meus alunos língua portuguesa de uma forma original e mais estimulant
Em jeito de conclusão o balanço desta unidade curricular é positivo, tanto pelos professores como pelo trabalho realizado.
Joana Miranda
Sem comentários:
Enviar um comentário