quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Podcast

  A evolução constante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) provoca grandes transformações na sociedade que a escola não pode ignorar. Ao longo das últimas décadas, o áudio tem sido utilizado pelos professores, com algum sucesso, nas suas atividades educativas. O termo podcast resulta da combinação dos conceitos iPod (leitor digital portátil fabricado pela Apple) e broadcast (transmissão de dados). Os podscasts são de fácil utilização, gratuitos e permitem a utilização de áudio, textos, imagens, vídeo e hipertexto. (Marques & Reis, 2011)

   O podcast corresponde a uma página, site ou local onde os ficheiros áudio estão disponibilizados e de onde podem ser descarregados; podcasting é o próprio ato de gravar e/ou divulgar os ficheiros na web. Dadas as características deste instrumento, que permite gravar som individual ou coletivamente, facilmente se compreende como a sua utilização se pode constituir recursos valioso a utilizar em sala de aula, quer para a divulgação de atividades e aprendizagens, quer como estímulo para atividades de leitura, escrita ou reescrita de texto. (Silva, 2013)

    O podcast é uma ferramenta com grande potencial pedagógico que pode ser utilizado em contexto escolar em múltiplas situações e contextos. O aluno, ou qualquer elemento da comunidade educativa, pode aceder à informação áudio disponibilizada na Web e descarregá-la para o seu dispositivo móvel, utilizá-la onde e quando quiser e ainda interagir com o professor sob a forma de comentários deixados no aplicativo (Bottentuit Júnior & Coutinho, 2008).

     Na educação, o podcasting está a revelar-se importante, na medida em que apresenta diversas potencialidades e promove um conjunto de boas práticas pedagógicas. Por exemplo grava as aulas e disponibiliza aos alunos reter a informação da matéria dada. A audição dos podcasts foi realizada dentro e fora da sala de aula. O facto dos conteúdos estarem em podcasts possibilitou a todos os alunos, e em especial àqueles menos assíduos ou com mais dificuldades, recordar e acompanhar melhor os conteúdos programáticos. (Adelina Moura A. A., 2006)

Referencias bibliográficas:

BOTTENTUIT, Júnior, COUTINHO João Batista, PEREIRA, Clara - "Podcast em educação : um contributo para o estado da arte" - (2007) Editora: Universidade da Coruña

SILVA, Filipa – “Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento” (2013)

MARQUES Cidália, REIS Pedro – “Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico” (2011) Editora: Universidade Estadual Paulista: UNESP

CARVALHO Adelina, AMORIM Ana Amélia “Podcast: potencialidades na educação” (2006) Editora: Universidade do Porto

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    a vossa mensagem devia ter alguma harmonia cromática. Usar fundos distintos na mesma mensagem não me parece bom. E que norma estão a usar?
    Cumprimentos
    MRR

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    1. Bom dia professora, obrigado pelas recomendações, já alteramos o nosso fundo.

      Cumprimentos

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