A evolução constante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
provoca grandes transformações na sociedade que a escola não pode ignorar. Ao
longo das últimas décadas, o áudio tem sido utilizado pelos professores, com
algum sucesso, nas suas atividades educativas. O termo podcast resulta da
combinação dos conceitos iPod (leitor digital portátil fabricado pela Apple) e
broadcast (transmissão de dados). Os podscasts são de fácil utilização,
gratuitos e permitem a utilização de áudio, textos, imagens, vídeo e
hipertexto. (Marques & Reis, 2011)
O podcast corresponde a uma página, site ou local onde os ficheiros
áudio estão disponibilizados e de onde podem ser descarregados; podcasting é o
próprio ato de gravar e/ou divulgar os ficheiros na web. Dadas as características
deste instrumento, que permite gravar som individual ou coletivamente,
facilmente se compreende como a sua utilização se pode constituir recursos
valioso a utilizar em sala de aula, quer para a divulgação de atividades e
aprendizagens, quer como estímulo para atividades de leitura, escrita ou
reescrita de texto. (Silva, 2013)
O podcast é uma ferramenta com grande potencial pedagógico que pode ser
utilizado em contexto escolar em múltiplas situações e contextos. O aluno, ou
qualquer elemento da comunidade educativa, pode aceder à informação áudio
disponibilizada na Web e descarregá-la para o seu dispositivo móvel, utilizá-la
onde e quando quiser e ainda interagir com o professor sob a forma de
comentários deixados no aplicativo (Bottentuit Júnior & Coutinho, 2008).
Na educação, o podcasting está a revelar-se importante, na medida em que
apresenta diversas potencialidades e promove um conjunto de boas práticas
pedagógicas. Por exemplo grava as aulas e disponibiliza aos alunos reter a
informação da matéria dada. A audição dos podcasts foi realizada dentro e fora
da sala de aula. O facto dos conteúdos estarem em podcasts possibilitou a todos
os alunos, e em especial àqueles menos assíduos ou com mais dificuldades,
recordar e acompanhar melhor os conteúdos programáticos. (Adelina Moura A. A.,
2006)
Referencias bibliográficas:
BOTTENTUIT, Júnior, COUTINHO João
Batista, PEREIRA, Clara - "Podcast em educação : um contributo para o
estado da arte" - (2007) Editora: Universidade da Coruña
SILVA, Filipa – “Fluência da
leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o
desenvolvimento” (2013)
MARQUES Cidália, REIS Pedro –
“Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”
(2011) Editora: Universidade Estadual Paulista: UNESP
CARVALHO Adelina, AMORIM Ana Amélia
“Podcast: potencialidades na educação” (2006) Editora: Universidade do Porto
Caras alunas,
ResponderEliminara vossa mensagem devia ter alguma harmonia cromática. Usar fundos distintos na mesma mensagem não me parece bom. E que norma estão a usar?
Cumprimentos
MRR
Bom dia professora, obrigado pelas recomendações, já alteramos o nosso fundo.
EliminarCumprimentos